Tratamentos > Cabelos

Como e porque o cabelo cai


O termo técnico médico para queda de cabelo é alopecia. Os fatores que mais influem na queda são a hereditariedade, a idade e as alterações hormonais.

Em relação à hereditariedade, se os pais apresentam o problema, é bem provável que os filhos também venham a enfrentá-lo.

Já em relação aos hormônios, um dos mais relacionados à queda de cabelo é o di-hidrotestosterona (DHT), um derivado da testosterona. Com o auxílio de uma enzima conhecida como 5-alfaredutase, a testosterona é convertida em DHT, que age sobre os folículos capilares. No entanto, com o tempo suas funções se alteram provocando também alterações no cabelo.

Imagem de Tricoscopia onde evidenciamos uma quantidade grande de pelos miniaturizadosA ação prolongada do DHT provoca a diminuição do tamanho e do diâmetro do pelo, além de alterar sua coloração. Isso pode afetar os ciclos de crescimento do cabelo. Os ciclos também podem ser afetados por uso de medicamentos, estresse, deficiências nutricionais, exposição ao sol, tabagismo, entre outros. No entanto, os fatores genéticos e/ou hormonais respondem por cerca de 95% dos casos.

De acordo com as fases de crescimento do cabelo, é normal que percamos de 100 a 125 fios de cabelo por dia, o que representa apenas 0,1% do que temos na cabeça. A queda de cabelo passa a ser preocupante quando o número ultrapassa a média normal diária.


Para solicitar mais informações sobre este tipo de tratamento ou para agendar a sua consulta, entre em contato com a nossa equipe através do formulário abaixo:

Outros assuntos: